31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

13 de julho de 2021

Hoje, dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos! É um dia de comemoração pelos avanços, mas de engajamento por aquilo que ainda deve ser feito!

O ECA é um marco regulatório e legal que contempla todos os direitos das crianças e adolescentes do Brasil, e os consideram sujeitos de direito. O que significa isso? Esta lei tem como princípio fundamental a proteção integral das crianças e adolescentes, a fim de que seus desenvolvimentos: físico, mental, moral, espiritual, social, sejam contemplados com liberdade e dignidade (Art 3º).

O Estatuto foi responsável por avanços em diversas áreas na conjuntura brasileira como: redução da mortalidade infantil, ampliação do acesso à educação e a redução do trabalho infantil, mas ainda existe um longo caminho para ser percorrido para que milhares de crianças não sejam vítimas das diversas facetas das desigualdades e da violência, ainda mais em um cenário pandêmico da COVID-19 (UNICEF, 2020).

Enfim, as crianças e adolescentes possuem uma proteção especial do Estado, mas é preciso um engajamento de todos para que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos! Crianças devem frequentar as escolas! Sob qualquer suspeita de violência e abuso físicos, sexual e psicológicos, disque 100! Diga não ao trabalho infantil! E, vamos exigir uma priorização deste grupo ao governo nas respostas à pandemia COVID-19!

Por Talita Bozon Penteado
Direitos autorais cedido ao CRAMI Piracicaba.

Mais Artigos
PROFISSIONAIS DO CRAM REALIZAM PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

PROFISSIONAIS DO CRAM REALIZAM PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

No dia 15 deste mês, as técnicas do CRAM, Mayara Bueno, Assistente Social e Júlia Sanches, Psicóloga,  realizaram  palestra no CAOF... Leia Mais
Como a pandemia está afetando a trajetória da criança e do adolescente?  Quais são os efeitos, os riscos, e as circunstâncias que estes veem enfrentando?

Como a pandemia está afetando a trajetória da criança e do adolescente? Quais são os efeitos, os riscos, e as circunstâncias que estes veem enfrentando?

A pandemia COVID-19 repercutiu/continua repercutindo em diversas facetas da sociedade, como: saúde, política, economia, entre outros; mas é fato que,... Leia Mais
Cartilha dos Serviços de prevenção, atendimento e proteção às mulheres no Município de Piracicaba

Cartilha dos Serviços de prevenção, atendimento e proteção às mulheres no Município de Piracicaba

A cartilha apresenta o compilado dos serviços de prevenção, atendimento e proteção às mulheres em Piracicaba foi finalizada e divulgada... Leia Mais