Projeto “Proteger e Acolher”
Fortalecendo o atendimento a famílias imigrantes em Piracicaba/SP
A imigração vai muito além de atravessar fronteiras. É um ato de coragem que representa recomeços, encontros e a vivência com novas culturas, idiomas e realidades. Mais do que isso, é uma oportunidade de troca: saberes e experiências se entrelaçam e contribuem para enriquecer a diversidade que marca a identidade cultural do Brasil.
Com o compromisso de acolher e promover os direitos de crianças, adolescentes e suas famílias imigrantes, o CRAMI desenvolve o projeto “Proteger e Acolher”, realizado com recursos do FUMDECA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Piracicaba/SP, por meio da destinação do Imposto de Renda.
O projeto tem como objetivo fortalecer o atendimento a imigrantes internacionais, refugiados e apátridas, promovendo uma integração respeitosa, que valorize a diversidade, assegure a dignidade e garanta o acesso a direitos fundamentais.
Por meio de ações articuladas com a rede de proteção, o projeto busca criar um ambiente de acolhimento e segurança, onde cada família possa se sentir pertencente, ouvida e apoiada em sua trajetória de adaptação e construção de uma nova vida.
Proteger e acolher é garantir dignidade, inclusão e direitos para todos.